quarta-feira, 1 de agosto de 2012

OS J.O. E O SERVIÇO NACIONAL DE SAUDE

O Serviço Nacinal de Saude britânico foi criado em 1948 pelo governo trabalhista de Clement Attlee.
A razão fundamental para a sua criação foi o princípio de que nenhum cidadão poderia deixar de ter acesso aos cuidados de saude pelo facto de não ter meios para o fazer.
Esta dicisão foi sem dúvida uma grande conquista civilizacional tão importante como a igualdade   perante a lei estabelecida séculos antes.
As nações da Europa Ocidental, umas mais rapidamente, outras mais tardiamente, acabaram por compreender a grandeza humana e o significado prático, em termos da luta contra a doença, da existencia dum SNS e este generalizou-se. Como aliás aconteceu no então chamado Bloco de Leste.
Com espanto das pessoas com sentimentos humanistas, nos últimos anos começaram a aparecer opiniões contrárias à manutenção dos SNS por razões mesquinhamente monetárias. Se estas ideias fossem levadas à prática voltariamos a ter os cuidados de saude para os ricos e os (não) cuidados de saude para os pobres.
E não tenho dúvidas que nessas condições a esperança média de vida começaria a baixar e teriamos dado um passo atrás na organização das sociedades.
Por isso foi com grande emoção e alegria que observei na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 a inclusão duma peça dedicada ao SNS britânico celebrando a sua excelência e o agradecimento da população à sua existência. E isto é tanto mais notável quando corre naquele  país uma campanha, apoiada pelo governo conservador, de limitação dos benefícios do SNS e quiçá da sua extinção.
Muitos parabens aos criadores da cerimónia pela coragem cívica que demonstraram ao fazerem a apologia dum serviço fundamental para os direitos humanos, a qual teve a oportunidade de ser vista por ( segundo ouvi dizer ) 1000 milhões de seres humanos - muitos dos quais não deixarão de comparar com o que se passa nos seus países.
Só por isto já os J.O. 2012 são dignos dum lugar de relevo na História contemporânea.
Viva o Olimpismo !


F. Fonseca Santos

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial